Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Francisco Augusto Xavier de Almeida (?- 1881)

Xavier de Almeida foi aluno da Escola Politécnica e naturalista da secção mineralógica do Museu Nacional de Lisboa. Em 1868, na “Noticia das collecções da Secção Mineralógica do Museu Nacional de Lisboa” identifica-se como naturalista adjunto.

Xavier de Almeida foi aluno da Escola Politécnica de 1860 até 1862. Em 1860, efectuou exame da 7ª cadeira com a classificação de 18 valores. No mesmo ano concluiu a 10ª cadeira (Economia Política e Princípios de Direito Administrativo e Comercial) com 16 valores e Geometria Descritiva com 10 valores. No ano de 1861 esteve matriculado em Chimica Orgânica e Montanistica e Docimasia, mas não existe registo de avaliação. Em 1862, continua a estar matriculado em Montanistica e Docimasia, mas sem registo de avaliação.

De acordo com Machado e Costa (1937), Pereira da Costa o principal impulsionador deste museu preparou “com o maior carinho, o seu antigo discípulo e parente espiritual Xavier d’Almeida, diplomado com o curso geral da Escola Politécnica, para o desempenho consciente das funções de futuro naturalista adjunto para que de facto foi nomeado por Portaria de 31 de Dezembro de 1863”. (p.19)