Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

domingo, julho 09, 2006

Bolonha - maiores e minores

É difícil neste período de preparação de propostas de novos cursos, à luz dos célebres documentos de Bolonha, encontrar a disponibilidade necessária para a tarefa de actualização deste meu blog. Os maiores e os minores têm saído vencedores nesta batalha e isso tem-se traduzido num reduzido número de posts nos últimos tempos. Por outro lado, o calendário de congressos ao estar muito concentrado neste período também perturba os ritmos de trabalho.

A propósito, decorreu durante 29 de Junho a 13 de Julho, em Estremoz, o VII Congresso Nacional de Geologia, onde a História da Geologia esteve integrada nas designadas 'áreas fronteira'. Entre os trabalhos apresentados e publicados em acta destacamos:

Callapez et al., 'As colecções de paleontologia do Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra: acervo histórico, património singular e meio formativo para novas gerações' (poster)

Mota, S., 'A produtividade cartográfica dos Serviços Geológicos de Portugal entre 1918 e 1961: novos interesses numa cruzilhada de velhos actores' (comunicação oral)

Ribeiro, P., 'História (e futuro!) do Observatório Magnético do IGUC' (poster)

Rocha, B. et al., 'Os topónimos alentejanos na paleontologia portuguesa' (comunicação oral)


Serrano Pinto, M. et al., 'Uma nota de Domingos Vandelli sobre «os extintos vulcões de Lisboa e dos Montes Hermínios» (poster)

Da minha parte, a atenção foi para o 'Tema da exploração mineira nos sermões do padre António Vieira (1608-1697)', trabalho desenvolvido em colaboração com o profº. Serrano Pinto da Universidade de Aveiro.