Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Latino Coelho

De acordo com algumas consultas que realizei Latino Coelho (1825-1891) parece ter tido papel importante, principalmente, na organização do museu (Escola Politécnica) e no tratamento das respectivas colecções. As actas do Conselho Escolar assim o evidenciam.
Em 25 de Maio de 1863 é referido ter sido unanimemente aprovado o programa de Latino Coelho para o concurso documental para adjunto naturalista da secção mineralógica do museu, no qual acabou por se admitido Francisco Augusto Xavier de Almeida.
Porém, não encontrei indicação de que o programa da 7ª cadeira tenha sido alterado durante o período em que Latino Coelho a leccionou e considero pouco provável que isso tenha acontecido, por isso admito que o programa antes apresentado seja da autoria de Pereira da Costa, ou eventualmente, e talvez mais provável, que este seja resultado de um trabalho conjunto com outros colegas, uma vez que o programa abrange tópicos muito variados.