Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

sexta-feira, março 31, 2006

O interior da Terra - Platão


Alguns dos diálogos de Platão permitem aceder às suas ideias sobre o interior da Terra. Num desses diálogos, intitulado Fédon, Platão tece algumas considerações que retratam possivelmente concepções correntes na época.

Neste diálogo, a Terra é descrita como uma esfera em equilíbrio no cosmos. Esta esfera possuía várias concavidades, uma delas ocupada pelo próprio Homem, embora este não se apercebesse desse facto. Algumas destas depressões comunicavam entre si através de um sistema subterrâneo de canais, existindo no centro da Terra uma grande massa de água designada por Tártaro. De acordo com este modelo, o interior do nosso planeta era formado por um conjunto de canais percorridos por água, os rios eternos e subterrâneos, assim como por grandes rios de fogo e lama.

Esta visão platónica, do interior do globo terrestre, uma mistura de mito e ciência, não difere muito das interpretações que até ao século XVII surgiram.