Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

quarta-feira, abril 26, 2006

William Smith (continuação)





Em 2001, foi publicada uma obra de divulgação, dedicada à figura de William Smith, a qual tem obtido bastante sucesso editorial. O seu autor, Simon Winchester, descreve com pormenor as investigações que conduziram Smith à elaboração da carta geológica das ilhas britânicas, em 1815. Além do extraordinário trabalho e rigor que este mapa revela na sua concepção, ele adquire uma importância acrescida por se considerar que ele é o testemunho de uma revolução no próprio conhecimento geológico.


Smith estabeleceu uma relação entre diferentes litologias e diversos registos fósseis de forma a obter uma evolução temporal de acontecimentos que deixou registados nos seus mapas.

A título de exemplo, Smith descreve as camadas que designou por Cornbrash primeiro através das suas caractaerísticas físicas (soil, subsoil, stratum, water, excavation), para depois indicar a sua extensão e localização em termos geográficos, e, por último, identificar os fósseis que nela encontrou.


1. Natica; 2. Ammonites discus; 3. Modiola; 4. Trigonia costata; 5. Venus Linn; 6. Cardium; 7. Unio ?; 8. Avicula echinata; 9. Terebratula digona.