Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

terça-feira, maio 30, 2006

'Geodinâmica, Geotectónica e Geognosia'



Os antigos livros de geologia dos liceus portugueses são um testemunho das mudanças, ou mesmo num sentido kuhniano, das revoluções que se registaram neste domínio. A título de exemplo recorde-se o manual 'Geodinâmica, Geotectónica e Geognosia', da autoria de Ferraz de Carvalho e Marcelino Ferreira de Moura, ambos docentes da Universidade de Coimbra, publicado em 1928 e dirigido à quinta classe do curso geral.

Neste manual ainda se admite que a Terra esteja a sofrer um processo de diminuição de volume:

'Uma hipótese que se formula para explicar esta progressiva diminuição de volume, toma como principal causa dela a gravidade. As massas que constituem a terra são atraídas por fôrças centrais, em obediência à lei de Newton e pouco a pouco se vão dispondo, vencida a sua resistência à deformação, de maneira a ocuparem menor volume.

As deformações porém não se realizam com absoluta continuidade: a cada período em que predominam, sucede outro de paralização do processo. É que a deformação das massas terrestres acompanha-se de um desenvolvimento de calor que, enquanto se não dissipa, se opõe, a nova diminuição de volume'. (p. 71)

Assim se formam as 'rugas' monoclinais e anticlinais que podem ser experimentalmente imitadas no aparelho de Bailey Willis: 'camadas de substâncias plásticas são apertadas entre um cepo fixo e outro posto em movimento por um parafuso, e ao mesmo tempo são comprimidas por o peso, que pode variar-se, duma massa semifluída'.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... » » »

12:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home