Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

sexta-feira, agosto 04, 2006

O primeiro GEOPARQUE português


A Assembleia Geral da Rede Europeia de Geoparques aprovou, por unanimidade, a criação do Geoparque da Nartutejo, o qual integra locais de seis concelhos (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Vila Velha de Ródão e Nisa).

É impossível não recordar neste momento os amigos João Proença e Maria Helena Proença, de Idanha-a-Nova, que tanto fizeram para tornar realidade este projecto. Num trabalho publicado, em 2004 (Sequeira, A.D. e Proença, J.M., O Património Geológico e Geomorfológico do Concelho de Idanha-a-Nova, Geonovas, 18, 77-92) são apresentados diversos locais de interesse geológico e geomorfológico na região. Destacamos, em particular, a crista quartzítica de Penha Garcia onde podem ser observados icnofósseis, excepcionalmente bem conservados, de Cruziana. A partir do castelo de Penha Garcia é possível descer por um trilho até ao leito do rio Ponsul e observar de perto estes icnofósseis.

De um ponto de vista histórico há a destacar as antigas explorações (romanas ?) de Termas de Monfortinho, assim como trabalhos a céu aberto, provavelmente romanos ou medievais, para exploração de ouro. Na região do Rosmaninhal foram também identificadas galerias subterrâneas romanas, em vários locais junto ao rio Tejo, que serviriam para lavagem e extracção de ouro dos aluviões.