Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

sexta-feira, setembro 01, 2006

Regresso de férias

Verifico, com agrado, que o meu último post, ou melhor a fotografia que lhe associei, suscitou uma série de reacções. Por isso, hoje resolvi colocar mais algumas fotografias da região.

A discordância anteriormente referida localiza-se na costa atlântica portuguesa a 5 km a norte do Cabo de S. Vicente onde se observam xistos, quartzitos e grauvaques do final do Paleozóico afectados pela orogenia hercínica e cobertos com sedimentos mais recentes do Triásico Superior. As fotografias que hoje aqui coloco foram tiradas mais a norte na praia de Monte Clérigo onde contínua a ser possível observar afloramentos do Paleozóico, mas já com cobertura, também em discordância, por sedimentos muito mais recentes.


Toda esta região está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, criado em 1995, o qual inclui uma extensa área do litoral que vai da Ribeira de Morgaval, a norte de Porto Covo, até ao Burgau no concelho de Vila do Bispo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que bom sabê-la de volta... é um prazer revisitar diariamente este blog! Já tinha saudades.
As fotos são magníficas!

12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...xiiiii...e voltou mesmo ...apesar deste lugar magnífico...! Espectáculo!
ainda bem que está por cá já!
um()
Gloria Aguas

9:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home