Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

História da Ciência e Ensino das Ciências I

Se pensarmos a aprendizagem como um processo que coloca em contacto de um lado um professor, que desenvolveu um certo número de materiais e estratégias didácticas, isto é, um projecto para ensinar um determinado saber, e do outro lado, um aluno com ideias, desejos, interesses e capacidades próprias, apercebemo-nos facilmente que é condição primária para qualquer aprendizagem que se estabeleça, a nível da comunicação, um certo número de “pontes”. A tarefa do professor deverá ser portanto procurar os pontos de apoio necessários ao início do processo de aprendizagem, isto é, onde suportar as referidas “pontes”, em simultâneo, com a procura, de forma continuada e aberta, de “novas entradas”, ou seja, novas formas de apresentação do saber.

A história da ciência pode ser uma ferramenta útil na consecução destes dois tipos de objectivos. Um bom conhecimento da história de uma disciplina científica deve permitir ao professor identificar as ideias que em determinados momentos dificultaram o progresso da ciência, os “obstáculos epistemológicos” segundo Bachelard, e deste modo ficar possuidor de um conhecimento que o vai ajudar a interpretar as dificuldades dos alunos. Este tipo de objectivo didáctico poderá encontrar numa história influenciada por uma perspectiva descontinuista uma resposta mais imediata. Mas, se a preocupação do docente já estiver orientada para a sequência posterior de apresentação dos conhecimentos poderá uma análise histórica que privilegie a evolução das ideias fornecer um maior número de contribuições interessantes. Em síntese, a história da ciência pode ser uma fonte importantíssima de inspiração para o professor que procura novos caminhos para aceder à mente dos alunos.