Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

segunda-feira, março 20, 2006

Os lapidários

Os lapidários medievais eram tratados que apresentavam, geralmente, os minerais de acordo com uma ordem alfabética, existindo uma maior preocupação com o seu significado heráldico, uso medicinal e função simbólica do que com a sua composição.
Os primeiros lapidários surgiram no início da era cristã em Alexandria. Entre os quais se destaca o Cyranides atribuído a Hermes Trismegistus, figura mítica, associda a tentativas de fusão entre o conhecimento grego e egípcio e correntes filosóficas de carácter abertamente religioso. No entanto, os mais conhecidos foram os publicados nos últimos séculos da Idade Média, em especial, De Minerabilus de Alberto Magno e o lapidário de Afonso X, o Sábio (1221-1284), rei de Castela e sogro de Afondo III de Portugal que, por sua vez, foi pai de D. Dinis.