Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

terça-feira, abril 04, 2006

Os mamutes



No último fim de semana, o suplemento cultural do jornal Expresso anunciava deste modo a chegada às salas de cinema do filme Idade do Gelo 2:

Um amor de mamute
O regresso dos três amigos jurássicos

Interpretamos o uso do adjectivo jurássico, neste contexto, como mais um exemplo de introdução de um termo científico na linguagem comum, embora com alteração do seu significado. Porém, importa referir que os mamutes só apareceram há 400 000 anos e extinguiram-se há cerca de 10 000 anos, ou eventualmente menos.


Claudine Cohen, em Le destin du mammouth (1994), integra o estudo dos mamutes no âmbito da História da Paleontologia, recolhendo e analisando as diversas lendas e fábulas que ao longo da história da humanidade foram surgindo, associadas a estes animais. Os 'ossos de mamute' dos indígenas siberianos, foram referidos pela primeira vez por um viajante holandês Nicolaas Witsen, em Description de la Tartarie (1692), não sendo de imediato interpretados como pertencentes a um animal desaparecido. Até ao século XVII muitos acreditavam tratar-se de produtos da terra, 'jogos da natureza' ou 'pedras figuradas', nascidas de sementes transportadas por canais subterrâneos até ao interior das montanhas. Em determinado momento também se pensou que poderiam ser ossos de gigantes ou de elefantes. Esta última hipótese levou a que até finais do século XVIII se discutisse o motivo da presença destes animais nas zonas geladas da Europa e da América: teriam sido transportados pelas águas do 'Dilúvio', ou seriam elefantes africanos pertencentes à armada de Aníbal que posteriormente teriam fugido para o Norte? Ou, seriam muito simplesmente ossadas de animais desconhecidos que viveriam escondidos nalgum local? Em refutação a estas fábulas Cuvier, em 1796, demonstrou, em Mémoire sur des espèces d'Eléphans, tant vivantes que fossiles, que estas ossadas pertenciam a uma espécie extinta num dos vários cataclismos que admitiu terem ocorrido durante a História da Terra.

Adaptado de Cohen (1994), Le destin du mammouth