Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

quarta-feira, maio 31, 2006

Formação de montanhas

No manual citado no post anterior, dirigido para o actual 9º ano, é ainda afirmado a propósito da formação de montanhas que:

'Uma consequência imediata dos movimentos diferenciais da crusta da terra é o levantamento de formações geológicas de sedimentação marinha.
Rochas equivalentes aos sedimentos que actualmente se constituem especialmente nas zonas marginais dos oceanos ou nos fundos dos mares epicontinentais, encontram-se formando vastas extensões emersas em continentes e ilhas e tantas vezes elevadas a altitudes muito superiores ao nível do mar'.
(p. 72)


Figura (19) - 'Face norte do Monte Everest. (Telefotografia da expedição inglesa de 1922). A montanha mais elevada do globo é formada de rochas estratificadas, antigos sedimentos marinhos'.

Alguns desses sistemas montanhosos surgem representados através de duas fotografias de modelos de um geólogo alemão (Krantz).