Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

segunda-feira, Maio 15, 2006

Património Geológico e Mineiro


SOCIEDAD ESPAÑOLA PARA LA DEFENSA DEL PATRIMONIO GEOLÓGICO Y MINERO
VII CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE
PATRIMÓNIO GEOLÓGICO E MINEIRO
XI SESSÃO CIENTÍFICA DA SEDPGYM



PUERTOLLANO (C. Real - Espanha) 22-24 de Setembro de 2006
1ª CIRCULAR
A Sociedade Espanhola para a Defesa do Património Geológico e Mineiro (http://www.sedpgym.org/) convoca uma vez mais todos os interessados nesta temática para participarem activamente no VII Congresso Internacional de Património Geológico e Mineiro, que se constituirá, durante alguns dias, em ponto de encontro para estudiosos e interessados na recuperação da história e cultura mineiras. É nossa intenção sensibilizar a opinião pública para a recuperação e salvaguarda das nossas raízes mineiras através do fomento da investigação e da difusão dos temas relacionados com a mineração e a sua história. Para isso, o cenário onde se desenvolverá o Congresso conta com uma ampla tradição de mineração que, no caso específico do carvão, remonta a mais de 100 anos atrás, mas que vai até à pré-história no caso de outras substâncias como o cinábrio.
O Congresso inclui visitas a vários pontos de interesse geológico-mineiro, como Almadén, a Bacia carbonífera de Puertollano, o Vale de Alcudia ou os vulcões do Campo de Calatrava.

LUGAR E DATAS DE REALIZAÇÃO

Centro de Estudios Universitarios de Puertollano (Ciudad Real - España)
22 a 24 de Setembro de 2006

TEMÁTICA

Os trabalhos versarão distintos aspectos relacionados com a conservação e gestão do Património Geológico e Mineiro-Metalúrgico. Para a apresentação das comunicações, diferenciam-se cinco sessões, que são:
1.- Património Geológico.
2.- Património e Paisagem Mineiros.
3.- Arqueologia e História Mineiras.
4.- Património Geológico e Mineiro intangível
5.- Museus, Parques Geológicos e Mineiros. Projecção Turística.