Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

sábado, maio 06, 2006

Exposição no Crystal Palace

Por iniciativa de Richard Owen (1804-1892) e com o apoio do pintor e escultor Waterhouse Hawkins foi desenvolvido um projecto de criação de reconstituições, em grande dimensão, de dinossauros assim como de outros animais cujos esqueletos fossilizados tinham sido descobertos na época. A exposição, instalada no parque de Sydenham, perto de Londres, para onde foi transportado por ordem da rainha Vitória o Palácio de Cristal, teve um enorme sucesso entre o público. Embora estas reconstituições se tenham revelado posteriormente incorrectas, elas permanecem no mesmo local, tendo agora valor histórico por serem a primeira tentativa de vulgarização científica de dinossauros.


Figura 1 - 'Dinosauria, or Gigantic Lizards, that lived during the Secondary Epoch of the Earth's History'. De acordo com a legenda de Waterhouse Hawkins à esquerda encontram-se representados dois Iguanodon e à direita um Hyleosaurus.

Figura 2 - Parte de um 'Diagram of the Geological Restorations at the Crystal Palace', esquema que Waterhouse hawkins utilizou para ilustrar uma conferência que deu na Society of Arts (Londres) em 1854. Os modelos estão dispostos numa ordem cronológica da direita para a esquerda. Figura 3 - Atelier do escultor Waterhouse Hawkins.
Figura 4 - Cartoon da época (Punch, 1855).

Figura 5 - Outro cartoon do Punch (1855), 'The Effects of a Hearty Dinner after Visiting the Antediluviam Department at the Crystal Palace'.
Figura 6 - Representação do banquete que foi oferecido por Owen a 20 personalidades, a 31 de Dezembro de 1853, no interior de um Iguanodon, para comemorar a abertura da exposição.



Figura 7 - Imagens actuais do Crystal Palace.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

I loved as much as you will receive carried out right here.
The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.
nonetheless, you command get bought an edginess over that you
wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly a
lot often inside case you shield this increase.


my blog :: new cellulite treatment

7:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home