Histórias da Geologia

Este blog pretende ser um espaço de reflexão sobre a evolução do conhecimento geológico ao longo dos tempos, principalmente a partir do século XVII, não esquecendo porém as pequenas histórias que fazem a grande história

terça-feira, maio 02, 2006

Teatro: 1755 - O Grande Terramoto


Estreou-se no dia 19 de Abril, no Teatro Trindade, uma peça de teatro que tem como tema o Grande Terramoto de Lisboa.


'Com música original e banda sonora de Luís Cília, "1755 - o Grande Terramoto" estreia o texto de Filomena Oliveira e Miguel Real e consiste numa grande produção, com 36 actores em palco e vários cenários multimédia, disse à Lusa fonte das Relações Públicas do Trindade.
A peça, que parte de figuras e acontecimentos reais, retrata a Lisboa do século XVIII e revela os vários conflitos entre personagens e grupos sociais na luta por influências, interesses, privilégios e poder.
O despertar de uma nova mentalidade em Portugal, a que não foi alheia a falência da nobreza, a emergência da burguesia, o fim dos cristãos novos e o início das escolas públicas são também aspectos retratados na peça.
A trama centra-se em torno de Mariana e do seu eventual incesto com o conde de Unhão, num retrato da Lisboa popular que se vai entrecruzando com a ascensão ao poder do marquês de Pombal, como ministro do reino.
Concebida e dirigida por Fraga, que assina também a dramaturgia e a concepção do espaço cénico, "1755 - O Grande Terramoto" tem figurinos de Cristina Novo, desenho de luz de Vítor Correia e concepção e direcção videográfica de António Jorge Gonçalves.
No elenco pontuam nomes como o de Alberto Villar, Ana Bustorff, Henrique Viana, João Didelet, João Lagarto, Nuno Mello entre outros.
A peça vai estar em cena de quarta-feira a sábado às 21:00 e aos domingos às 16:00 até 29 de Julho.' (Lusa)