Conferência Internacional '19th Century Chemistry: Spaces and Collections'
O Museu de Ciência da Universidade de Lisboa vai aproveitar a abertura ao público do magnífico Laboratorio Chimico da Escola Politécnica para organizar, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Química, a Conferência Internacional ‘19th Century Chemistry: Spaces and Collections’ entre os dias 1 e 4 Fevereiro de 2007.
A Conferência contará com a presença de importantes personalidades, nacionais e internacionais, ligadas à história da química, aos museus de ciência e ao património científico. Entre os conferencistas contamos com a presença de:
- Bernadette Bensaude-Vincent, Historiadora da Ciência, Universidade de Paris X (França);
- Robert Anderson, Historiador da Ciência na Universidade de Cambridge e director do British Museum (Inglaterra);
- Marco Beretta, Historiador da Ciência na Universidade de Bolonha e Vice-Director do Instituto e Museu de História da Ciência em Florença (Itália);
- Ursula Klein, Directora do Grupo de investigação em História e Filosofia da Química e da Bioquímica no Instituto Max Planck Institute para a História da Ciência, em Berlim (Alemanha);
- Liba Taub, Historiadora da Ciência e directora do Whipple Museum da Universidade de Cambridge (Inglaterra);
- Steven de Clercq, Vice- Presidente do UMAC (Committee for University Museums and Collections of ICOM, the International Council of Museums) e director do Museu universitário de Utrecht (Holanda);
- Christoph Meinel, Historiador da Ciência na Universidade de Regensburg (Alemanha);
- Alan Rocke, Professor de História Henry Eldridge Bourne, Case Western Reserve University (EUA);
- Antonio Garcia Belmar, Historiador da Ciência na Universidade de Alicante (Espanha);
- Fernando Bragança Gil, fundador e director do Museu da Ciência da Universidade de Lisboa;
- Graça-Santa Bárbara, Responsável pela restauração do laboratório químico do século XIX da Universidade de Lisboa;
- Pedro Casaleiro, Responsável pela restauração do laboratório químico do século XVIII da Universidade de Coimbra.
A Conferência pretende discutir os desafios em torno do património científico na história da ciência, bem como a importância dos museus e colecções na sensibilização do público para o papel social e cultural da actividade científica. Espera-se igualmente que a Conferência contribua para promover a cultura material da ciência, em particular da química. A Conferência inclui ainda uma Sessão Pública sobre o património científico português, actualmente muito disperso e cronicamente pouco valorizado.
O Programa encontra-se on-line em http://19chem2007.mc.ul.pt. Através desta mesma página web, serão realizadas as inscrições e submetidas as comunicações.
A submissão de comunicações e de posters deve ser realizada até ao dia 30 de Setembro; as inscrições até ao dia 30 de Novembro.
Para informações adicionais contacte 19chem2007@mc.ul.pt.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home